Instruções normativas
9º CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
A Comissão Organizadora do 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo os convida para conhecer a programação do Congresso (em breve) e informa que existem cinco tipos de inscrições, todas gratuitas.
I – PALESTRAS DO PRÉ-CONGRESSO
Serão oferecidos dois cursos de extensão:
- I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA;
- II SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISAS EM EXERCÍCIO E QUALIDADE DE VIDA DA CLÍNICA-ESCOLA PROMOVE.
Esses cursos acontecerão, presencialmente, no dia 07 de novembro de 2024, no período da tarde e com vagas limitadas. A tolerância de atraso será de no máximo 15 minutos. A entrada será liberada mediante a doação de um kg de alimento não perecível.
Confira a programação do pré-congresso e faça sua inscrição no site https://congressomulti.saocamilo-sp.br, independentemente da inscrição no 9º Congresso Multiprofissional.
II – PALESTRAS DO CONGRESSO
As palestras acontecerão, presencialmente, no dia 08 de novembro de 2024, conforme a programação.
Os alunos de polo EAD e o público externo poderão se inscrever e receberão um link por e-mail para assistir à transmissão on-line.
III – SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Para a submissão de trabalhos, é necessário que TODOS os autores estejam inscritos no 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo.
Os trabalhos poderão ser submetidos em dois formatos:
- Resumo –que devem ser subdivididos nas categorias definidas a seguir:
• Revisão bibliográfica;
• Relato de experiência e/ou de caso clínico;
• Trabalho de campo;
• Desenvolvimento de produto. - Artigo completo, para concorrer ao Prêmio Cientista Camiliano.
As apresentações acontecerão nos dias 08 de novembro (manhã, tarde e noite) e 09 de novembro (manhã) de 2024.
A definição da forma de apresentação (sessão pôster ou comunicação oral), do dia e do horário da apresentação caberá à comissão científica.
As premiações serão realizadas no dia 09 de novembro (manhã) de 2024, das 11h30min às 12h30min.
IV – 1º HACKATHON EM SAÚDE – PARCERIA COM O INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA E COM O CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
O evento acontecerá no dia 08 de novembro de 2024, conforme a programação. O número de vagas será limitado e dividido entre alunos das duas instituições.
Faça sua inscrição no site https://congressomulti.saocamilo-sp.br, independentemente da inscrição no 9º Congresso Multiprofissional.
A premiação será realizada no dia 09 de novembro (manhã) de 2024, das 11h30min às 12h30min.
V – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS APLICADOS DA PÓS-GRADUAÇÃO
Conforme programação, no dia 09 de novembro (manhã) de 2024, das 8h30min às 11h30min, serão apresentados os projetos aplicados desenvolvidos nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo.
Os trabalhos para apresentação serão selecionados pela coordenação dos cursos de Pós-Graduação, que cuidarão das inscrições dos participantes envolvidos, independentemente da inscrição no 9º Congresso Multiprofissional.
A premiação será realizada no dia 09 de novembro (manhã) de 2024, das 11h30min às 12h30min.
1 – QUANTO ÀS INSCRIÇÕES NO CONGRESSO
Todas as inscrições devem ser feitas no site: https://congressomulti.saocamilo-sp.br foi prorrogado até o dia 10/09
2 – QUANTO À SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Não esqueçam que, para a submissão de trabalhos, é necessário que TODOS os autores estejam inscritos no 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo.
A Comissão Organizadora orienta que, antes de iniciarem o processo de inscrição de trabalhos, todos os autores (no máximo 7, contando com o orientador) leiam as orientações desta normativa em sua íntegra.
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não podendo ter sido apresentados em outros locais fora da instituição e/ou demais congressos ou eventos da instituição até a data de realização das apresentações no 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo. A submissão dos trabalhos foi prorrogado até o dia 10/09.
A submissão dos trabalhos será feita somente pelo preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível em “ENVIE SEU TRABALHO” no site do evento: https://congressomulti.saocamilo-sp.br
3 – ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os trabalhos podem ser enviados nas seguintes áreas de atuação e/ou formação:
*Colégio São Camilo
• Administração/Gestão
• Assistência Social
• Bioética e Direitos Humanos
• Biologia
• Biomedicina
• Direito
• Imaginologia
• Educação Física
• Enfermagem
• Farmácia
• Fisioterapia
• Fonoaudiologia
• Medicina
• Nutrição/Gastronomia
• Odontologia
• Pedagogia/Educação
• Psicologia
• Terapia ocupacional
• Tecnologia em Gestão Hospitalar
• Tecnologia em Marketing
• Tecnologia em Recursos Humanos
• Tecnologia em Gestão Comercial
4. QUANTO AOS TRABALHOS
Durante a submissão dos trabalhos, selecione uma das categorias:
- COLÉGIO SÃO CAMILO
Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo, podendo ter no máximo sete autores, incluindo o orientador.
Para trabalhos do Colégio São Camilo, é obrigatória a inclusão do(s) docente(s) orientador(es) como o(s) último(s) autor(es) do trabalho.
- CATEGORIA ESTUDANTE
Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo, podendo ter no máximo sete autores, incluindo o orientador.
Para trabalhos de estudantes de Graduação, é obrigatória a inclusão do(s) docente(s) orientador(es) como o(s) último(s) autor(es) do trabalho.
Os alunos de iniciação científica e PIBIC, cujas apresentações ocorrerem durante o pré-congresso, concorrem nesta categoria, pois os avaliadores externos usarão a mesma ficha de avaliação dos demais trabalhos.
- CATEGORIA PROFISSIONAL
Os alunos de Pós-Graduação concorrem nesta categoria, pois já são profissionais.
Nessa categoria, o espaço destinado ao orientador não estará disponível e o(s) docente(s) orientador(es) deverão ser inseridos como último(s) co-autor(es), sempre totalizando no máximo sete autores.
5. PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO
Ao final do preenchimento, além da submissão do resumo, existirá a possibilidade de “ENVIO DE TRABALHO” em forma de “ARTIGO NA ÍNTEGRA”, para concorrer ao Prêmio Cientista Camiliano, que serão os seguintes[GK1] [GK2] :
- Categoria Estudante: “Prêmio Cientista Camiliano – Prof. Dr. Pe. Christian De Paul De Barchifontaine”;
- Categoria Profissional: “Prêmio Cientista Camiliano – Pe. Leocir Pessini”.
Neste caso, o trabalho deve ser anexado em formato de artigo científico, respeitando às normas para escrita de artigo científico conforme a revista “O Mundo da Saúde”.
6. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DO RESUMO
Os resumos devem ter no máximo 500 palavras.
Os resumos não devem conter fórmulas, gráficos, figuras, discussão, citações de autores e referências bibliográficas.
Estudos com seres humanos ou com animais devem citar o número do parecer da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP/CEP) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) no item material e método, e o parecer consubstanciado deverá ser anexado no local indicado na plataforma de submissão.
6.1 ESTRUTURA DO RESUMO A SER SUBMETIDO
a. Título do trabalho (máximo 100 caracteres com espaço).
b. Palavras-chave: deve-se colocar apenas 1 (uma) palavra-chave por campo, com letra inicial maiúscula. Utilizar o DeCS/MeSH ou Dedalus como padrão para escolha. Em caso de dúvidas sobre as palavras-chave, encaminhe o resumo do trabalho para bibli@saocamilo-sp.br.
c. Resumo: deverá ser inserido diretamente nas caixas de texto correspondentes às seções específicas: INTRODUÇÃO (deve trazer definições, abordar a relevância do tema e demonstrar o conhecimento dos autores sobre a problemática estudada), OBJETIVO (o que se pretende alcançar com a realização do trabalho), MÉTODOS (deve explicar claramente como o trabalho foi desenvolvido), RESULTADOS (descrição dos principais resultados de forma resumida e concreta), CONCLUSÃO (como os resultados trazem avanços no conhecimento na área ou ajudam a resolver o problema proposto). Cada seção deverá conter o número mínimo de palavras descrito e não poderá exceder o número máximo permitido. É obrigatório o preenchimento de forma correta de todas as seções.
d. Pesquisa com seres humanos e animais: deve-se indicar se o trabalho é desta categoria e, em caso positivo, fazer upload do arquivo com o parecer consubstanciado emitido pela Plataforma Brasil ou pela CEUA.
Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos: não aprovados ou em análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável). O parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado. Também não serão aceitos trabalhos cujo parecer de aprovação não correspondam ao trabalho apresentado. Em trabalhos em que os autores não apontem o envolvimento de seres humanos ou animais, o que obrigaria a existência de parecer de CoEP ou CEUA, mas que, na leitura do resumo pelos avaliadores, for constatado que a natureza do trabalho obrigaria a submissão a essas instâncias, o trabalho será reprovado.
- NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
O autor responsável pela inscrição e o orientador do trabalho (somente nos casos de trabalhos de estudantes – nível técnico e Graduação) devem estar de acordo com as normas.
No caso de estudantes, orienta-se a leitura e discussão dessa normativa com seu(s) orientador(es).
Antes do início do processo de inscrição, o autor responsável pela submissão deve garantir que todos os demais autores estejam inscritos no congresso e ter em mãos todos os dados citados no item abaixo, conforme categoria, pois eles são obrigatórios para a finalização da inscrição.
Ao final do preenchimento, o autor responsável deve declarar que está ciente de que todas as informações estão corretas, e de que não haverá possibilidade de alterações dos dados após a submissão final.
Não será possível realizar alterações após o final da submissão do trabalho.
6.2.1 SUBMISSÃO DE RESUMOS DOS ALUNOS DO COLÉGIO SÃO CAMILO E DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO
Os autores devem completar as informações solicitadas no site de inscrição, na seguinte ordem:
1. Dados do autor responsável: número do CPF, nome completo, e-mail e instituição a qual o resumo está vinculado;
2. Dados dos coautores: nome completo, e-mail, número do CPF e instituição a qual estão vinculados;
3. Dados do orientador: nome completo, e-mail, número do CPF e instituição a qual está vinculado.
Os alunos da GRADUAÇÃO que se formaram e quiserem enviar o resumo oriundo do TCC podem participar e devem escolher a opção “Estudante” na hora de realizar o envio do resumo, desde que não tenham sido apresentados em outro evento da instituição ou fora dela.
O parecer de aprovação do Comitê de Ética, quando aplicável, deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado.
Conforme programação, a apresentação dos alunos do COLÉGIO SÃO CAMILO acontecerão na noite de 08 de novembro de 2024.
6.2.2 SUBMISSÃO DE RESUMOS DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E DE PROFISSIONAIS INTERNOS OU EXTERNOS À INSTITUIÇÃO
Os autores devem completar as informações solicitadas no site de inscrição, na seguinte ordem:
1. Dados do autor responsável: número do CPF, nome completo, e-mail e instituição a qual o resumo está vinculado;
2. Dados dos coautores: nome completo, e-mail, número do CPF e instituição a qual o resumo está vinculado.
Nesta categoria, o espaço destinado ao orientador não estará disponível e o(s) docente(s) orientador(es), quando houver(em), deverão ser inseridos como co-autores, sempre totalizando no máximo sete autores.
O parecer de aprovação do Comitê de Ética deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado.
Os resumos não concorrem ao Prêmio Cientista Camiliano.
6.2.3 SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA ÍNTEGRA, QUE CONCORREM AO PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO
Para concorrer ao prêmio, é necessário enviar o artigo na íntegra.
Os autores devem estar cientes de que, para concorrer ao Prêmio Cientista Camiliano, o trabalho deverá atender às normas para a escrita de artigo científico, estabelecidas pela revista “O Mundo da Saúde”. As orientações estão disponíveis no site da revista: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/.
Ao optar por participar do prêmio, no momento da submissão do resumo, o autor responsável deve anexar o trabalho em formato de artigo científico na íntegra, sem identificação dos autores e em arquivo do MS Word®. Atenção: Apenas arquivos doc ou docx de até 10Mb são permitidos.
Não serão aceitos para concorrer ao prêmio artigos que não fazem parte do escopo da revista “O Mundo da Saúde”.
Os trabalhos com identificação dos autores não serão analisados.
O parecer de aprovação do Comitê de Ética deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado.
7. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
7.1. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Cada um dos resumos inscritos e validados com a apresentação da documentação exigida passará por avaliação cega, por um avaliador interno da instituição e outro externo, que deve confirmar que os estudos que envolvam seres humanos ou animais apresentam parecer do Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Uso de Animais.
Serão recusados os resumos não aprovados ou em análise pelo respectivo Comitê. Também não serão aceitos trabalhos cujo parecer de aprovação não correspondam ao trabalho apresentado.
Tendo sido aprovado quanto a este aspecto, a avaliação é feita segundo os critérios apresentados abaixo:
- Adequação do título ao conteúdo do trabalho;
- Coerência entre os objetivos e a conclusão;
- Descrição clara do método do trabalho;
- Coerência entre os resultados e a discussão;
- Texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa.
Quando recusado por um dos dois avaliadores, o resumo será enviado para um terceiro avaliador, cuja decisão será considerada como resultado final e indiscutível.
Havendo empate, a melhor nota do Método do trabalho, em seguida a nota de Resultados e discussão, seguida da nota de Coerência entre os objetivos e a conclusão, serão consideradas dentro da sua categoria.
7.2. AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
Os artigos científicos apresentados na íntegra que concorrerão ao Prêmio Cientista Camiliano serão avaliados pela Comissão Científica, que escolherá o melhor trabalho das categorias: estudante e profissional.
Os seguintes critérios serão usados para a seleção do melhor trabalho para o Prêmio Cientista Camiliano:
- Originalidade e relevância científica;
- Adequação do título ao conteúdo do trabalho;
- Coerência entre os objetivos e a conclusão;
- Descrição clara do método do trabalho;
- Coerência entre os resultados e a discussão;
- Texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa.
Obs.: Serão recusados os resumos ou artigos não aprovados ou em análise pelo respectivo Comitê. O parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado. Também não serão aceitos trabalhos cujo parecer de aprovação não correspondam ao trabalho apresentado.
8. DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS
Os autores devem acompanhar a publicação dos resumos aprovados, bem como o formato de sua apresentação (sessão pôster ou comunicação oral) no site do evento https://congressomulti.saocamilo-sp.br até dia 20 de outubro de 2024.
Ficará a critério da Comissão Científica do evento a determinação da apresentação do resumo aprovado em sessão pôster ou comunicação oral.
A distribuição e localização das apresentações serão divulgadas no site do evento e também estarão disponíveis nos murais do local do Congresso.
Orientações importantes:
- Acompanhe a publicação dos RESUMOS aprovados no site do evento;
- Verifique o e-mail com o qual foi realizada a inscrição do trabalho, inclusive quarentena ou lixo eletrônico, evitando perda de informações e prazos;
- O título do pôster ou da comunicação oral deverá ser idêntico ao título do resumo aprovado;
- Não poderá haver mudança de autores do resumo aprovado.
9. APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS NO CONGRESSO
9.1 SESSÃO DE PÔSTERES
Os resumos aceitos para a apresentação na forma de pôsteres deverão seguir as seguintes dimensões para sua confecção: 0,90m (largura) x 1,20m (altura).
Todos deverão apresentar estrutura com 2 (dois) pontos para fixação dos fios dispostos no local da apresentação. Para que o pôster fique adequadamente estendido e visível, os autores deverão solicitar, durante seu processo de confecção, que seja colocada uma haste na base e no topo do pôster (pode ser madeira, barra de ferro etc.).
Os pôsteres deverão estar afixados até 10 min antes do início das apresentações.
Não serão aceitos pôsteres confeccionados em papel.
O autor deverá permanecer no local destinado ao pôster durante todo o período de avaliação.
9.2 COMUNICAÇÃO ORAL
O autor terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentar o trabalho e 5 (cinco) minutos para arguição do avaliador.
O autor deverá comparecer ao local da apresentação 20 (vinte) minutos antes do início dos trabalhos para gravar o arquivo com a sua apresentação do pen drive para o desktop do computador ligado ao projetor de imagens. O acesso ao e-mail e o uso de notebook não serão permitidos.
As apresentações ocorrerão em salas previamente informadas aos autores, com listagens afixadas nas portas.
10. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
Os resumos apresentados em sessão pôster ou comunicação oral serão premiados com 1º e 2º lugares nas categorias estudante e profissional, para cada um dos métodos:
- Revisão bibliográfica;
- Relato de experiência e/ou caso clínico;
- Trabalho de campo;
- Desenvolvimento de produto.
O artigo vencedor do Prêmio Camiliano será premiado com o 1º lugar nas categorias estudante e profissional:
- Categoria estudante: “Prêmio Cientista Camiliano – Prof. Dr. Pe. Christian De Paul De Barchifontaine”;
- Categoria profissional: “Prêmio Cientista Camiliano – Pe. Leocir Pessini”.
A divulgação dos trabalhos premiados será realizada na Sessão de Encerramento, dia 09 de novembro (manhã) de 2024, das 11h30min às 12h30min. Os autores presentes receberão o Certificado de Premiação.
11. PUBLICAÇÃO
11.1 PUBLICAÇÃO EM ANAIS DO EVENTO
Os resumos apresentados no 9º Congresso Multiprofissional serão publicados em Anais, na forma eletrônica, no site do Centro Universitário São Camilo
Os resumos dos trabalhos do Colégio São Camilo serão publicados como Suplemento dos Anais do 9º Congresso Multiprofissional.
Todos os autores dos resumos aceitos para participação no 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo devem estar cientes de que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos em qualquer tipo de mídia, sem nenhum ônus e obrigação, e por tempo indeterminado.
Todos os participantes devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização de sua imagem, em foto e/ou vídeo, para efeitos de divulgação do 9º Congresso Multiprofissional dentro e fora do Centro Universitário São Camilo, sem nenhum ônus e obrigação, e por tempo indeterminado.
11.2 PUBLICAÇÃO NA REVISTA “O MUNDO DA SAÚDE”
Os trabalhos vencedores (primeiro colocado de cada categoria – estudante/profissional) serão indicados para publicação e submetidos ao processo de apreciação de manuscritos estabelecidos por este periódico, caso estejam prontos para este processo. Se aceitos, os manuscritos estarão isentos das taxas de submissão e publicação.
12. EMISSÃO DE CERTIFICADOS
Os certificados de participação no Congresso, em cursos pré-congresso e de apresentação de trabalhos estarão disponíveis em até 30 dias úteis após o evento no site do 9ºCongresso Multiprofissional no link: https://portal.saocamilo-sp.br/certificados/.
Serão emitidos os seguintes certificados:
- Certificado de participação no Pré-congresso do 9º Congresso Multiprofissional: para os participantes que registrarem sua presença no credenciamento para as atividades de pré-congresso do evento. Serão computadas 6 horas complementares para os alunos que realizarem o credenciamento;
- Certificado de participação do 9º Congresso Multiprofissional: para os congressistas que registrarem sua presença no credenciamento para as atividades do evento. Serão computadas 10 (dez) horas complementares para os alunos que realizarem o credenciamento das 7h30min às 9h00min. Para cada palestra assistida no período tarde/noite, serão computadas mais 3 (três) horas complementares, mediante registro do crachá institucional no totem disponível no local;
- Certificado de participação no 1º Hackathon em Saúde: para os participantes que concluírem as atividades das 8 às 18h, serão computadas 10 horas complementares.
- Certificado de apresentação de trabalhos do Colégio São Camilo: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados durante o 9º Congresso Multiprofissional.
- Certificado da apresentação de trabalho em sessões pôsteres: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados em sessões pôsteres durante o 9º Congresso Multiprofissional.
- Certificado de apresentação de trabalho em comunicação oral: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados em comunicação oral durante o 9º Congresso Multiprofissional.
- Certificado de apresentação de projetos aplicados dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: para os autores que tiverem seus projetos apresentados durante o 9º Congresso Multiprofissional.
- Certificado de premiação dos trabalhos: o 1º lugar e 2º lugar nas categorias estudante e profissional, apresentados em sessão pôster e comunicação oral, e para os trabalhos vencedores do Prêmio Camiliano nas categorias estudante e profissional.
13. TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS
Essa normativa observa a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/18 – “LGPD” e adota as melhores práticas no tratamento dos dados pessoais. Os dados coletados, tais como nome, e-mail e CPF, servirão para alimentar a base de dados do 9º Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo, com a finalidade exclusiva de comunicação e identificação pessoal no sistema. Tratamos os seus dados pessoais de acordo com o Termo de Consentimento concedido e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – “LGPD”.
14. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todos os participantes, ao formalizarem sua inscrição no 9º Congresso Multiprofissional, aceitam e concordam com os termos desta normativa de maneira irrevogável e irretratável.
Qualquer questão não contemplada nesta normativa será dirimida pela Comissão Organizadora do evento pelo e-mail: